ULTRAMARATONA SALTO DO RIO PARDINHO 2024 UMSRP 4ª EDICAO

 
ULTRAMARATONA SALTO DO RIO PARDINHO 2024 UMSRP 4ª EDICAO
Realização: DS EVENTOS Encerramento das Inscrições: 05/05/2024

Inscrições Encerradas!  


  •  Data Hora: 03/08/2024 07:00
  •  Modalidade: 108KM Solo, Dupla, Trio, Quarteto, 60KM Solo, Dupla, Trio, Quarteto
  •  Local: Santa Cruz do Sul - RS
  •  Entrega de kits:


ULTRAMARATONA SALTO DO RIO PARDINHO 2024 – UMSRP – 4ª EDIÇÃO

 
 
A ULTRAMARATONA SALTO DO RIO PARDINHO, em sua 4ª edição, acontecerá nos dias 03 e 04 de agosto de 2024, nos municípios de Santa Cruz do Sul e Sinimbú-RS. Com distância de 108 quilômetros em percurso composto em sua maioria por estradas de chão batido e cascalho. Em sua grande maioria acontecendo em região rural, montanhosa, com bastante subidas e descidase belezas naturais.

COMO CHEGAR AO LOCAL DE LARGADA

 
O percurso consiste em seguir o Rio Pardinho pelos dois lados, por duas estradas, que levam até o SALTO DO RIO PARDINHO. Uma cascata de grande beleza, em meio a encostas de uma regiãomuito bela no interior do município de Sinimbú.
 
O percurso de ida (subida) será pelo lado direito de quem vai em direção a Cascata do Salto do Rio Pardinho (na parte inicial pela Estrada do Rio Pequeno, até o Wartchow Supermercado e depois pela Trilha da Cava Funda e o percurso de volta (descida) será pelo lado contrário, descendo a Estrada de Linha Rio Grande em direção a Sinimbú e Santa Cruz do Sul.
 

A PROVA IRÁ TER AS SEGUINTES CATEGORIAS:

 
SOLO FEMININO E MASCULINO 108K: nessa categoria os atletas irão percorrer os mais de 108kms sozinhos, sem revezar em nenhum momento com outro atleta.
SOLO FEMININO E MASCULINO 60K: nessa categoria os atletas irão percorrer os mais de 60kms sozinhos, sem revezar em nenhum momento com outro atleta.
 
DUPLA FEMININO, MASCULINO E MISTO 108K: nessa categoria 2 atletas irão percorrer os mais de 108kms se revezando de forma aleatória, sempre que julgarem necessário, fazendo sua própria estratégia. Sendo obrigatório passar a pulseira identificada da prova, de uso exclusivo de cada equipe, para o(a) próximo(a) atleta que for correr. A pulseira deverá ser entregue obrigatóriamente quando a equipe cruzar a linha de chegada. A perda da pulseira configura desclassificação automática da equipe.
DUPLA FEMININO, MASCULINO E MISTO 60K: nessa categoria 2 atletas irão percorrer os mais de 60kms se revezando de forma aleatória, sempre que julgarem necessário, fazendo sua própriaestratégia. Sendo obrigatório passar a pulseira identificada da prova, de uso exclusivo de cada equipe, para o(a) próximo(a) atleta que for correr. A pulseira deverá ser entregue obrigatóriamente quando a equipe cruzar a linha de chegada. A perda da pulseira configura desclassificação automática da equipe.
TRIO FEMININO, MACULINO E MISTO 108K: nessa categoria 3 atletas irão percorrer os mais de 108kms se revezando de forma aleatória, sempre que julgarem necessário, fazendo sua própriaestratégia. Sendo obrigatório passar a pulseira identificada da prova, de uso exclusivo de cada equipe, para o(a) próximo(a) atleta que for correr. A pulseira deverá ser entregue obrigatóriamente quando a equipe cruzar a linha de chegada. A perda da pulseira configura desclassificação automática da equipe.
TRIO FEMININO, MASCULINO E MISTO 60K: nessa categoria 3 atletas irão percorrer os mais de 60kms se revezando de forma aleatória, sempre que julgarem necessário, fazendo sua própriaestratégia. Sendo obrigatório passar a pulseira identificada da prova, de uso exclusivo de cada equipe, para o(a) próximo(a) atleta que for correr. A pulseira deverá ser entregue obrigatóriamente quando a equipe cruzar a linha de chegada. A perda da pulseira configura desclassificação automática da equipe.
QUARTETO FEMININO, MASCULINO E MISTO 108k: nessa categoria 4 atletas irão percorrer os mais de 108kms se revezando de forma aleatória, sempre que julgarem necessário, fazendo sua própria estratégia. Sendo obrigatório passar a pulseira identificada da prova, de uso exclusivo de cada equipe, para o(a) próximo(a) atleta que for correr. A pulseira deverá ser entregue obrigatóriamente quando a equipe cruzar a linha de chegada. A perda da pulseira configura desclassificação automática da equipe.
QUARTETO FEMININO, MASCULINO E MISTO 60k: nessa categoria 4 atletas irão percorrer os mais de 60kms se revezando de forma aleatória, sempre que julgarem necessário, fazendo sua própria estratégia. Sendo obrigatório passar a pulseira identificada da prova,
 
de uso exclusivo de cada equipe, para o(a) próximo(a) atleta que for correr. A pulseira deverá ser entregue obrigatóriamente quando a equipe cruzar a linha de chegada. A perda da pulseira configura desclassificação automática da equipe.
NAS CATEGORIAS QUARTETOS E TRIOS MISTOS: fica a critério de cada equipe determinar o número de homens e mulheres, desde que sejam 5, 4 e 3 atletas respectivamente no total.
REGRAS DE SEGURANÇA E CONDUTA
 
  1. Todos os carros de apoio devem ter acentos com cinto de segurança em funcionamento para acomodar com segurança os passageiros.
  2. É proibido levar passageiros em carrocerias abertas, tais como caçambas de camionetes, caminhões ou similares.
  3. Os atletas quando estiverem dentro dos automóveis devem estar em seus respectivos acentos fazendo uso do cinto de segurança.
  4. É proíbido colocar a cabeça para fora dos carro para filmar, incentivar, tirar fotos ou por qualquer outra razão.
  5. É proíbida a ingestão de bebidas alcóolicas durante a competição.
 
 
 

Programação:

 
Entrega de Kits + Chekin de carros de apoio
 
Dia 02/08/2024 - sexta-feira - das 09:00 às 18 horas.
 
Local: Comunidade Católica Santa Cecília Linha Travessa - Santa Cruz do Sul/RS
 
Os atletas que não retirarem seus kits dentro do horário estabelecido pela organização serão considerados desistentes.
Para a retirada de seu kit deverá levar consigo o Atestado Médico SOLO 108K ATESTADO MÉDICO MODALIDADE SOLO 60K
(Somente atletas da categoria SOLO e DUPLA), modelo disponível para impressão no site de inscrições, podendo ser outro.
 

1.2Congresso técnico VIRTUAL - ONLINE

 
 
Dia 02/08/2024 – sexta-feira - das 19:00 às 20:00.
 
A participação no Congresso Técnico É OBRIGATÓRIA!
LINK DO CONGRESSO TÉCNICO SERÁ DISPONIBILIZADO NO GRUPO DE INSCRITOS.
 

1.3Documentos Obrigatórios

Atestado Médico Solo 60k: é obrigatório apenas para a CATEGORIA SOLO e DUPLA. Deve ser impresso, assinado e carimbado pelo médico, entregue na retirada do kit (podendo ser qualquer receituário médico). Se necessário, segue modelo no link abaixo.
ATESTADO MÉDICO SOLO 108K
 

Ficha Médica

  • Todos os atletas da categoria Solo, Dupla e Quarteto deverão preencher a sua ficha médica.

Link para formulário de envio da Ficha Médica Individual:

 
 

Termo de Participação:

O Termo Obrigatório de Participação disponível abaixo, deve ser preenchido, assinado e enviado ao e-mail: [email protected]
 

Termos de participação na UMSRP

 

1.4Largada da Prova

 

COMO CHEGAR AO LOCAL DE LARGADA

 

Local: Comunidade Católica Santa Cecília - Linha Travessa, Rio Pardinho, Santa Cruz do Sul- RS

 
Data: sábado - 03/08/2024 Horários de Largada:

HORÁRIO LARGADA UMSRP

NOS REVEZAMENTOS LARGA SOMENTE O 1º ATLETA
NA CHEGADA DEVEM CRUZAR A LINHA DE CHEGADA NO MÍNIMO 3 ATLETAS DOS QUARTETOS E OS 2 ATLETAS DAS DUPLAS. DEVEM CORRER OS ÚLTIMOS 2KM JUNTOS ATÉ A LINHA DE CHEGADA.
HORÁRIO LARGADA 1 - CATEGORIA SOLO MASCULINO E FEMININO 60k e 108k
 
NÚMERO DE ATLETAS:
 
HORA DE LARGADA: 07:00:00
 
TEMPO LIMITE DE CONCLUSÃO: 24:00:00
 
HORÁRIO LARGADA 2 - CATEGORIAS DUPLAS e TRIOS
 
NÚMERO DE EQUIPES:
 
HORA DE LARGADA: 07:10:00
 
TEMPO LIMITE DE CONCLUSÃO: 23:50:00
 
 
HORÁRIO LARGADA 3 - CATEGORIAS QUARTETOS
 
NÚMERO DE EQUIPES:
 
HORA DE LARGADA: 07:20:00
 
TEMPO LIMITE DE CONCLUSÃO: 23:40:00
 
HORÁRIO LARGADA 4 - CATEGORIA QUARTETO MISTO E FEMININO
 
NÚMERO DE EQUIPES:
 
HORA DE LARGADA: 07:40:00
 
TEMPO LIMITE DE CONCLUSÃO: 23:20:00
 
HORÁRIO LARGADA 5 - CATEGORIA QUARTETO MASCULINO
 
NÚMERO DE EQUIPES:
 
HORA DE LARGADA: 07:30:00
 
TEMPO LIMITE DE CONCLUSÃO: 23:30:00
 
 
  1. Os atletas e equipes terão o seu horário de largada fixo. Não havendo mudança nesse horário estipulado.
  2. Cada atleta ou equipe deve largar no horário estipulado, caso haja atraso por parte do atleta ou equipe o tempo de largada já estará valendo com base no horário acima estipulado pela organização. Não haverá exceções.
  3. Limite de tolerância para atraso na largada será de 5 (cinco) minutos que serão acrescentados no tempo total do atleta ou equipe.
  4. Atletas devem estar no local de largada com pelo menos 15 minutos de antecedência para conferência e checagem dos itens obrigatórios de segurança. Em caso de atraso a checagem será feita com o tempo de largada valendo, como se a equipe já estivesse correndo.
  5. PCs: o atleta ou a atleta que estiver correndo no momento de passagem no PC, devese apresentar ao fiscal para que seja registrado a sua chegada no local. Somente o atletaque estiver correndo deve se apresentar. É obrigatório.
  6. Nos PCs, os fiscais podem conferir o material obrigatório de segurança, nos carros e de porte do atleta.
 
 
A LARGADA será realizada pontualmente. NÃO SERÃO TOLERADOS ATRASOS.
 
  • O(s) atleta(s) que não estiverem presentes na largada serão considerados desistentes.
 
 

COMO CHEGAR AO LOCAL DE LARGADA

 

1.5CHEGADA DA PROVA 108K

ØChegada solo 60 km: sábado, dia 03/08/2024

  • Chegada solo 108km até domingo, dia 04/08/2024
  • Limite da Prova Solo 108 km: 24 horas (considerando modalidades solo feminino e masculino). Atletas dessa modalidade devem obrigatóriamente chegar até as 07 horas do dia 04 de agosto de 2024.
  • Limite de Prova solo 60km: 10 horas (considerando modalidades solo feminino e masculino). Atletas dessa modalidade devem obrigatóriamente chegar até as 17 horas do dia 03 de agosto de 2024.
 
  • Horário de encerramento oficial da prova solo 108k: 07:00 horas de domingo.
 
  • Apuração dos resultados: das 07:00 às 08:55 horas
 
  • Horário da Premiação: 09:00 horas
 

ØEncerramento oficial do evento: 10:00 horas

 
  • A entrege das medalhas de participação serão feitas logo após a chegada dos atletas. Apremiação por classificação (troféus) será feita logo após o término da prova, no domingo, dia 04/08/2024.
 
  1. INSCRIÇÕES
 
SOLO FEMININO E MASCULINO 60K (50 VAGAS) 1º LOTE
DE 22/11/2023 A 31/12/2023
R$375,00 + taxas do site
2º LOTE
DE 01/01/2024 A 01/03/2024
R$395,00 + taxas do site
3º LOTE
DE 02/03/2024 A 01/07/2024
R$425,00 + taxas do site
 
SOLO FEMININO E MASCULINO 108K (50 VAGAS) 1º LOTE
DE 22/11/2023 A 31/12/2023
R$445,00 + taxas do site
2º LOTE
DE 01/01/2024 A 01/03/2024
R$465,00 + taxas do site
3º LOTE
DE 02/03/2024 A 01/07/2024
R$485,00 + taxas do site
DUPLAS: FEMININO, MASCULINO E MISTO 108K e 60K (50 VAGAS) – *VALOR CORRESPONDE A INSCRIÇÃO DE TODOS OS ATLETAS DA EQUIPE.
1º LOTE
DE 22/11/2023 A 31/12/2023
R$435,00 + taxas do site
2º LOTE
DE 02/01/2024 A 01/03/2024
R$465,00 + taxas do site
3º LOTE
DE 02/03/2024 A 01/07/2024
R$495,00 + taxas do site
TRIOS: FEMININO, MASCULINO E MISTO 108K e 60K (50 VAGAS) – *VALOR CORRESPONDE A INSCRIÇÃO DE TODOS OS ATLETAS DA EQUIPE.
1º LOTE
DE 22/11/2023 A 31/12/2023
R$465,00 + taxas do site
2º LOTE
DE 02/01/2024 A 01/03/2024
R$495,00 + taxas do site
3º LOTE
DE 02/03/2024 A 01/07/2024
R$515,00 + taxas do site
 
QUARTETOS 60 E 108K: FEMININO, MASCULINO E MISTO (50 VAGAS) - *VALOR CORRESPONDE A INSCRIÇÃO DE TODOS OS ATLETAS DA EQUIPE.
1º LOTE
DE 22/11/2023 A 31/12/2023
R$565,00 + taxas do site
2º LOTE
DE 01/01/2024 A 01/03/2024
R$585,00 + taxas do site
3º LOTE
DE 02/03/2024 A 01/07/2024
R$615,00 + taxas do site
 
 
A UMSRP 108K – Ultramaratona Salto do Rio Pardinho (67 milhas), está aberta para atletas nas categorias Solo e Revezamentos em Duplas (Feminina, Masculina e Mista) e Quartetos (Feminino, Masculino e Misto).
Os participantes dos revezamentos DUPLAS deverão ser maiores de 21 anos, QUARTETOS, maiores de 18 anos, e todos deverão concordar com este regulamento no ato da inscrição.
Os atletas participantes da categoria SOLO/ULTRA deverão ser maiores de idade 21 anos e concordarem com este regulamento no ato da inscrição.
 
A Lei Federal nº 10741/2003, conhecida como Estatuto do Idoso, estabelece que os idosos têm pelo menos 50% de desconto no pagamento de atividades culturais, de lazer, artísticas e esportivas.
 
Solicitar o benefício através do e-mail: [email protected]
 
CRITÉRIOS PARTICIPAÇÃO NAS MODALIDADES SOLO 60 E 108KM
 
O atleta deverá relatar no seu currículo a pretensão de tempo para a conclusão da prova, deverá constar apenas a participação nos eventos realizados nos últimos dois anos, com link de resultado oficial da prova.
 
Provas válidas como critério para participar do Solo 60k: Maratonas e Ultramaratonas
com distâncias iguais ou superiores a 42,2km.
 
Provas válidas como critério para participar do Solo 108k: Ultramaratonas com distâncias iguais ou superiores a 60km e altimetria minima acumulada igual ou superior a 800 metros.
Enviar currículo para o e-mail: [email protected]
Todos os atletas Solos devem AGUARDAR o e-mail de confirmação para a realização da inscrição através do site.
 
O atleta será avaliado para a participação na categoria Solo. Caso não seja aprovado, poderá fazer uma nova inscrição em uma das outras categorias (DUPLA OU QUARTETO).

NÃO SERÁ PERMITIDO A PARTICIPAÇÃO DE ATLETAS SEM VEÍCULO DE APOIO.

 
 
OBS: Recomenda-se que não coloque nenhum objeto de valor. O conteúdo dos Drop Bags não será verificado, por esta razão não aceitaremos reclamações.

1.7Categorias Duplas e Quartetos:

  • Para as categorias Duplas e Quartetos NÃO é necessário envio de currículo de provas, basta que acesse o site e realize a inscrição normalmente, sugerimos um estudo da dificuldade da prova.
 

Cada equipe das categorias SOLO, DUPLAS e QUARTETOS será responsável pela sua hidratação, alimentação, suplementação,transporte, hospedagem e todas as demais despesas.

 
COMO CHEGAR AO LOCAL DE LARGADA
 

As inscrições serão realizadas através do site:

 
https://www.youmovin.com.br/

1.8Cancelamentos de Inscrição:

  • COM REEMBOLSO DE 100% DO VALOR PAGO (menos taxas do site): somente até 7 ( sete) dias após aconfirmação da mesma, mediante envio formal através da central de atendimento do site de inscrições .
 
 
O ressarcimento referente ao valor da inscrição para Duplas, Trios e Quartetos seguem as regras acima, porém o cancelamento ocorrerá por equipe e não por atleta individual.
  • A organização não fará reembolso da inscrição após o prazo determinado acima.

2.4 Alterações de Inscrição

  • TROCAS: serão aceitas trocas de integrantes de equipe e atletas até 7 dias antes do início da prova, sem garantia de tamanho de camiseta.
  • TROCAS DE CATEGORIA: NÃO serão aceitas trocas de categoria após a inscrição confirmada.

3.CARRO DE APOIO

  • O carro de apoio é OBRIGATÓRIO para todas as equipes, nas duas distâncias (Solo, Duplas e Quartetos).
  • O carro de apoio pode ser feito por veículo de passeio comum 4x2.
 

§Nenhum outro veículo, não autorizado e que não esteja devidamente adesivado pela prova, poderá acompanhar a equipe, essa incidência acarretará penalização.

  • Atenção: NÃO será permitido motos ou bicicletas como apoio.
  • Toda equipe de apoio deverá ter um chefe.
 
O chefe responderá por toda sua equipe e atleta(s), a ele a arbitragem se reportará em casos de orientação e/ou penalizações.
  • Toda equipe de apoio deverá ser registrada, em data a ser anunciada posteriormente no site. A formação poderá ser revisada a qualquer momento pela arbitragem durante a prova.
 
Os adesivos serão fornecidos pela organização da prova.
 

3.1COMPOSIÇÃO DO CARRO DE APOIO E PACER

  • SOLO: até 3 pessoas no carro (Motorista e 1 Auxiliar). Podendo haver somente o motorista, sem a necessidade de mais pessoas no apoio. Lotação máxima do carro: 3 pessoas.
 
  • DUPLA: o carro poderá conter o atleta no intervalo e mais 1 (uma) pessoa atuando como motorista ou auxiliar da equipe, desde que apresentada e identificada previamente pela organização da prova. Podendo haver somente o atleta de intervalo atuando como motorista e apoio. Lotação máxima do carro: 3 pessoas.
  • TRIO: o carro deverá conter os 2 atletas que estarão no intervalo, podendo haver outra pessoa atuando como motorista ou auxiliar da equipe, desde que apresentada e identificada previamente pela organização da prova. Lotação máxima do carro: 4 pessoas.
  • QUARTETO: o carro poderá ter 3 pessoas, os 3 atletas de intervalo e 1 motorista ou somente os 3 atletas inscritos. O outro atleta deverá estar correndo enquanto os demais esperam no carro. Lotação máxima do carro: 4 pessoas.
  • PACER: é permitido somente 1 pacer na categoria Solo 108k, onde poderá acompanhar o atleta em qualquer tempo, sendo obrigatório o uso de número de peito (fornecido no kit do atleta mediante solicitação do atleta participante) e é aconselhável sua permanência com o atleta durante a noite. Somente o Pacer autorizado poderá acompanhar o atleta no percurso.

a)Não será permitido que outras pessoas além do pacer e o atleta participante estejam correndo.

  1. Atletas que tiverem outros acompanhantes na prova além do pace inscrito serão desclassificados no ato, sem possibilidade de recursos.
  2. ATLETA DEVE SOLICITAR A AUTORIZAÇÃO JUNTO A ORGANIZAÇÃO PARA APOIO DO PACER
 

3.2Responsabilidades do Chefe de Equipe

O chefe de equipe é a pessoa escolhida para representar o(s) atleta(s) junto a arbitragem e organização da prova. Para isso deve estar ciente de suas obrigações:
  1. Carro de apoio: Prever o abastecimento do carro (combustível), bem como mantimentos para hidratação e nutrição de sua equipe. Cuidar da identificação e visibilidade do veículo da equipe durante toda a prova.
  2. Regras: observar o cumprimento das regras por todos os membros da equipe, zelar pela segurança dos atletas, membros de equipe e outros corredores.
 
  1. Comunicação: é obrigação do chefe de equipe ter para si e disponibilizar para toda equipe os telefones de contatos da organização, diretor da prova, emergência, PCs e arbitragem, que serão disponibilizados na entrega do kit (Colar no Painel do carro).
  2. Denúncias e Reclamações: a denúncia de irregularidade ou de fraude deve ser feita por escrito pelo chefe de equipe reclamante e entregue a qualquer árbitro o mais rápido possível, contendo provas substanciais, tais como; fotos ou vídeos das irregularidades e dos envolvidos durante o ato infracional. Deve constar na queixa, número de peito ou nome do atleta acusado e sua equipe. Não serão aceitas reclamações ou denúncias sem provas.
Este procedimento deverá ser feito imediatamente ao fato ocorrido.
  1. Recurso: para o chefe de equipe entrar com um recurso ele deverá adotar o mesmo procedimento acima e anexar o nome de duas testemunhas e ou apresentar provas concretas, tais como: foto, filmagem ou flagrante que deverá ser comunicado a arbitragem no ato do ocorrido. Se for instaurado o recurso o resultado oficial da prova será suspenso até a apuração dos fatos, acareação será feita entre as partes. Durante a cerimônia de premiação não serão aceitas Reclamações ou Denúncias.

Todas as Denúncias e Reclamações devem ser obrigatoriamente feitas até 1 hora antes da realização da Premiação.

 
  1. REGRAS E INSTRUÇÕES
 
 

4.1CATEGORIA SOLO

Após a largada no município de Santa Cruz do Sul, na localidade Comunidade Católica Santa Cecília – Linha Travessa, os atletas deverão percorrer os 108km a pé, com a possibilidade do uso de Sticks específicos para caminhada e trail. Poderá ser acompanhado por um pacer (registrado), que não poderá auxiliar fisicamente, comopor exemplo, puxar ou empurrar, dar carona e etc.
 
O carro de apoio poderá seguir o atleta por todo o percurso, exceto nos primeiros 1,4 km de prova, os carros de apoio deverão aguardar seu atleta chegar para após acompanhá-lo no restante do percurso.    
 
 
O atleta Solo, NÃO poderá permanecer no carro de apoio, este estando em movimento em hipótese alguma. Podendo fazer uso do carro de apoio para descanso ou outra atividade estando totalmente parado e em local apropriado.

4.2CATEGORIAS DUPLAS, TRIOS e QUARTETOS.

Após a largada em Comunidade Católica Santa Cecília - Linha Travessa as equipes deverão percorrer aproximadamente 108km a pé, em revezamento.
Nos últimos 1,4km as equipes, deverão percorrer juntas, mantendo uma distância entre seus atletas de no máximo 50 metros até a chegada.
 

ATENÇÃO:

Dupla: a dupla deverá OBRIGATORIAMENTE fazer esse percurso final juntos mantendo uma distância de no máximo 50 metros entre si, caso contrário a equipe será considerada desistente e consequentemente desclassificada. Em caso de haver somente 2 integrantes na equipe de dupla, sendo os 2 atletas, não havendo um terceiro integrante para dirigir o carro de apoio, 1 dos integrantes da equipe poderá dirigir o carro até 300 metros do local de chegada e logo após deverá se juntar ao outro integrante da dupla para que ambos cheguem correndo no local de chegada. Quarteto: os atletas do quarteto deverão percorrer esse percurso final juntos mantendo uma distância de no máximo 50 metros entre si, com pelo menos 3 atletas, caso contrário a equipe será considerada desistente e consequentemente desclassificada.

O carro de apoio poderá seguir os atletas por todo o percurso, exceto nos

primeiros 3,4 KM, onde deverá se dirigir até o km 3,4 KM.
Os atletas das duplas ou quartetos que estiverem no percurso deverão correr sozinhos, sendo PROIBIDO percorrerem juntos ou com Pacer qualquer parte do percurso, EXCETO no último 1,4 KM onde as equipes deverão percorrer juntas mantendo uma distância entre seus atletas de no máximo 50 metros até a chegada. É PROIBIDO qualquer tipo de Pacer nessas categorias de REVEZAMENTO.
 

Será permitido o uso de Sticks, cajados ou similares.

Os atletas NÃO poderão ser ajudados fisica ou mecânicamente, por nenhum componente da equipe ou outra pessoa como por exemplo; puxar, empurrar nas subidas, se segurar no carro de apoio e etc.
DUPLA: Se algum atleta da dupla desistir a equipe está desclassificada, devendo seguir com seu apoio por percurso alternativo, visando a segurança dos atletas que estão no percurso oficial da prova.
QUARTETO: se algum atleta do quarteto desistir por qualquer motivo, a equipe pode continuar na prova. No entanto se dois atletas desistirem por qualquer motivo, a equipe estará desclassificada, devendo seguir com seu apoio por percurso alternativo, visando a segurança dos atletas que estão no percurso oficial da prova.

4.3OBSERVAÇÃO GERAL

  • Após a largada, todos os carros de apoio, deverão se dirigir ao KM 3,4 pelo sentido contrário ao da largada (BR 471) e aguardar seu(s) atleta(s) para após acompanhá- lo(s).
 
  • GUIA DO PERCURSO (GP): será entregue a todos os chefes de equipe, um guia com mapas, altimetria, fotos e telefones de emergência. Para navegação pelo percurso da prova, sugerimos o acompanhamento do GP. Essa navegação está dividida em 2 PC(s) e a quilometragem marcada do Km 0, no início até a chegada de cada PC.
 
REALIZAÇÃO DE TROCAS DOS REVEZAMENTOS DE DUPLAS, TRIOS e QUARTETOS
 
  1. AS TROCAS DEVEM SER FEITAS OBRIGATÓRIAMENTE COM O CONTATO ENTRE OS PARTICIPANTES, PASSANDO A PULSEIRA QUE CADA EQUIPE IRÁ RECEBER DA ORGANIZAÇÃO.
  2. O(A) ATLETA QUE IRÁ RECEBER A PULSEIRA NA TROCA DEVE ESTAR PARADO(A).
  3. A PERDA DA PULSEIRA IMPLICA NA DESCLASSIFICAÇÃO IMEDIATA DA EQUIPE.
  4. A PULSEIRA DEVE SER ENTREGUE LOGO APÓS CRUZAR A LINHA DE CHEGADA.
 
  1. ITENS OBRIGATÓRIOS 2ª UMSRP
 
1º - CARRO DE APOIO: SERÁ ANOTADA A PLACA DO CARRO DE APOIO
2º - GUIA DO PERCURSO (GP): FORNECIDO EM PDF.
3º - COLETE REFLETIVO: SOLO; 1 (UM) POR ATLETA (INCLUSIVE PACER), DUPLA; 1 (UM) POR DUPLA, QUARTETO; 1 (UM) POR EQUIPE.
4º - O USO DO COLETE REFLETIVO A NOITE É OBRIGATÓRIO PARA OS ATLETAS QUE ESTIVEREM CORRENDO, TAMBÉM SUPORTE E PACER. É TAMBÉM ACONSELHÁVEL O USO PELO APOIO DURANTE O DIA.
5º - CORTA-VENTO: SOLO; 1 (UM) POR ATLETA, DUPLA; 1 (UM) POR ATLETA, QUARTETO; 2 (DOIS) POR EQUIPE.
6º - COBERTOR TÉRMICO OU SIMILAR: 1 (UM) POR CARRO
7º - LANTERNA: DE CABEÇA OU DE MÃO + PILHA/BATERIA SOBRESSALENTES. SUGERIMOS 1(UMA) POR INTEGRANTE DA EQUIPE.
8º - 1 (UMA) BATERIA PORTÁTIL PARA MANTER O CELULAR EM FUNCIONAMENTO DURANTE TODA A DURAÇÃO DO EVENTO.
9º - CELULAR COM APLICATIVO COMPATÍVEL AO FORMATO GPX (OBRIGATÓRIO USO DE APLICATIVO DE NAVEGAÇÃO COMPATÍVEL COM FORMATO GPX). NO CELULAR DA EQUIPE OU ATLETA DEVE ESTAR INSTALADO O APLICATIVO E NELE DEVE CONTER O ARQUIVO NO FORMATO GPX FORNECIDO PREVIAMENTE PELA ORGANIZAÇÃO.
RECOMENDAMOS O APLICATIVO GPX VIEWER OU ROUTES, MAS PODE SER OUTRO APP QUE SEJA CAPAZ DE EXECUTAR O ARQUIVO EM FORMATO GPX.
INTENS DO KIT PRIMEIROS SOCORROS
10º - KIT PRIMEIROS SOCORROS BÁSICOS: 1 (UM) POR CARRO
11º - 1 UNIDADE SORO FISIOLÓGICO 100ML,
12º - 5 UNIDADE BAND-AID,
13º - 3 UNIDADES AGULHAS 30X7MM (BOLHAS),
14º - 3 UNIDADES PACOTES GAZE,
15º - 1 UNIDADES ATADURA 15CM,
16º - 1 UNIDADE ESPARADRAPO OU SIMILAR,
17º - 1 UNIDADE ANTI-ASSADURAS.
18º - 1 UNIDADE DE VASELINA LIQUIDA OU GEL.
 

OBSERVAÇÃO:

 
  1. SERÃO VERIFICADOS NA ENTREGA DE KITS/CHECK-IN DOS VEÍCULOS DE APOIO (DIA 02/08/24 DAS 09:00 ÀS 17:00 HORAS).
  2. SERÁ FEITA A CHECAGEM DOS ITENS ANTES DA LARGADA (DIA 03/08/24). CHEGAR NO MÍNIMO 15 MINUTOS ANTES DO SEU HORÁRIO DE LARGADA PARA CHECAGEM FINAL DOS ITENS OBRIGATÓRIOS.
  3. OS ÁRBITROS PODERÃO SOLICITAR A CHECAGEM DESSES EQUIPAMENTOS A QUALQUER MOMENTO DURANTE A PROVA.
  4. CERTIFIQUE-SE DE QUE ESTÁ LEVANDO NO VEÍCULO DE APOIO TODOS OS ITENS OBRIGATÓRIOS.
 
VÍDEO TUTORIAL MOSTRANDO COMO USAR O GPX NO VIEWER
 
Vídeo Tutorial 2 de Como Usar o GPX no Celular
 
Link para Baixar GPX VIEWER para ANDROIDE NO GOOGLE PLAY
Link para baixar GPX VIEWER PARA IOS
 
 

1.SEGURANÇA DO ATLETA E EQUIPE

  1. Todo equipamento obrigatório é indispensável.
  2. Será disponibilizado para todas as equipes inscritas, um Guia de Percurso (GP), contendo os mapas, altimetria, regulamento, penalidades, fotos, regras gerais, telefones de emergência etc. que deverá ser seguido para uma melhor navegação.
  3. Teremos apoio da Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Militar do Rio Grande do Sul,porém as estradas NÃO estarão fechadas. Cabendo ao atleta e sua equipe tomar o cuidado necessário com a segurança no trânsito, seguindo as leis.

9.O corredor deverá correr na contramão dos carros.

 
  1. Em alguns pontos não há sinal de celular.
  2. Todo atleta + pacer inscrito estará coberto por seguro individual válido a partir dalargada da prova, até o tempo limite para sua conclusão.
 

2.PAC – PONTO DE APOIO E CONTROLE

Os PONTOS DE CORTE - PCs serão locais fixos com estrutura para apoiar o atleta e suporte. Neles também serão realizados checagem de equipamentos obrigatórios e membros da equipe. Serão encerrados quando o último atleta passar dentro do horário estabelecido pela organização (PC 1 até as 15:00 horas e PC 2 até as 22:00 horas). Estes pontos estarão munidos de banheiro, alimentação e hidratação.
Todos os pontos contarão com 2 árbitros.

HIDRATAÇÃO     E    ALIMENTAÇÃO     NOS    PACS    –    SOMENTE    PARA CATEGORIAS SOLO.

 
PAC(s) DISTÂNCIA ENTRE PACs DISTÂNCIA       TOTAL      DA
PROVA
 
LARGADA PC 1 - 39,3 km 39,3 km
PC 1 até PC 2 36,9 km 75,8 km
PC 2 até CHEGADA 33,9 km 108 km
 
 
As distâncias totais da prova e entre os PCs foram medidas por diferentes equipamentos “Garmin, Tomtom, Wikiloc e hodômetros diversos”, desta forma poderá haver pequenas divergências.
Durante todo o percurso será OBRIGATÓRIO o USO de GPX por TODOS os participantes e suas respectivas equipes.
É obrigação do atleta participante e sua equipe seguir o caminho correto do percurso oficial. Os erros no percurso são de total responsabilidade do atleta e sua equipe.
As sinalizações colocadas no percurso pela organização são apenas para ajudar os participantes em sua orientação pelo percurso, não sendo de responsabilidade da organização os possíveis erros cometidos pelos participantes.

COMO CHEGAR AO LOCAL DE LARGADA

 

3.PONTOS DE CORTE

 
  1. 1º PONTO DE CORTE KM 39,3: PAC 1 – Wartchow Supermercado - chegar atéàs 15:00 horas do dia 03/08.
A equipe que chegar ao PAC 1 após esse horário será impedida de prosseguir, sendo considerada cortada.

13.2º PONTO DE CORTE – KM 75,8 COMERCIAL KUMM - PC 2 - chegar até às 22:00 horas do dia 03/08.

A equipe ou atleta que chegar ao PC 2 após esse horário será impedida de prosseguir, sendo considerada cortada.
 
  1. 3º PONTO DE CORTE: CHEGADA – Comunidade Católica Santa Cecília - Linha Travessa
 
 
  • Participantes dos 108 km devem chegar no local de largada até às 07:00 HORAS do dia 04/08/2024.
  • Participantes dos 60 km devem chegar no 1º Ponto de Corte com o tempo limite de 5 horas e na Linha de chegada (Lado Direito da Cascata Salto do Rio Pardinho, após travessia do Rio) com o tempo limite de 10 horas.
  • Participantes dos 60km devem obrigatóriamente ter 1 carro de apoio.
  • Participantes dos 60 km após finalizar aprova, devem dirigir-se ao local de largada para receberem o kit pós prova e medalhas de participação.
  • No local de chegada dos 60 km haverá fiscais para aferir o tempo de chegada dos
 
participantes e ratificar o resultado.
A equipe ou atleta que não cruzar a linha de CHEGADA até o horário estipulado acima, será considerada desclassificada da prova.
 
A equipe cortada deverá entregar a arbitragem seu número de peito. Ciente de que daquele ponto em diante o(s) atleta(s) não faz mais parte da prova, isentando a organização de quaisquer responsabilidades. A equipe será direcionada por percurso alternativo, NÃO sendo autorizados a prosseguir no percurso oficial da prova em prol da segurança dos atletas e equipes que ainda estarão na competição.
Os atletas que não completarem os 108 kms do percurso no tempo total de 24 horas estarão desclassificados.

A organização irá aguardar os atletas participantes dos 108 km solo cruzarem a linha de chegada até as 07:00 horas do dia 04/08/2024, todos que chegarem após esse horário estarão desclassificados.

  1. ATENDIMENTO MÉDICO
    1. Teremos uma equipe de atendimento de emergência durante todo o percurso. Aolongo deste, os atletas cruzarão por uma cidade, que estará ciente do evento e em alerta para qualquer emergência.
 
  1. Em caso de acidente do atleta ou sua equipe, deverá ser contatada a equipe de atendimento de emergência.
 
  1. Entrar em contato com a arbitragem do ponto de apoio mais próximo ou arbitragem de percurso.
 
  1. Se o atleta puder ser removido, a equipe deverá seguir sempre para a cidade maispróxima, e comunicar a organização o mais breve possível.
 
  1. Todos os custos extras de deslocamento para atendimento de emergência, ou qualquer outro tipo de atendimento será por conta do atleta e sua equipe.
 
  • Todos os atletas legalmente registrados terão seguro atleta.
 
  • Todos os atletas do Solo, Dupla e Quarteto deverão enviar a sua ficha médica.
 
 
Link para envio da Ficha Médica Individual:
 
 
  1. IDENTIFICAÇÃO DO ATLETA E EQUIPE
  1. Os atletas e Pacers deverão estar sempre com o número de peito visível, cadacategoria terá uma cor diferente.
  2. A equipe de apoio será identificada através do carro de apoio adesivado.

5.1   Números de Peito

SOLO: Fundo Branco com Vermelho
  • O atleta SOLO, receberá 2 números de peito para facilitar a sua troca de roupa. DUPLA: Fundo Branco com Verde
QUARTETO: Fundo Branco com Azul.
 

6.    ORIENTAÇÃO NO PERCURSO

  • A marcação do percurso da Ultramaratona Salto do Rio Pardinho é feita com CAL BRANCO NO CHÃO.
 
  • Estas estarão colados em todas as curvas acentuadas, saídas laterais,esquinas e bifurcações juntamente com as setas refletivas ou pintadas.
 

•Percorrer o caminho correto é obrigação do atleta e sua equipe. Manter a orientação durante todo o percurso é responsabilidade do atleta e sua equipe.

 
Recomendamos que o atleta e sua equipe façam um estudo prévio do percurso e até mesmo, se possível, que realize o percurso de carro anteriormente ao dia do evento.
 
  • Caso o atleta e sua equipe errem o caminho, nenhum tempo será descontado.
 
  • Parar em todo lugar onde houver dúvida e procurar a marcação, ela vai estar lá.
 
  • Evitar acesso a entradas laterais, porteiras e outras saídas da rota e sem marcação.
 
  • Seguir somente as marcações da prova. No trajeto existem outras marcações, setas de outras cores que não devem ser seguidas.
 
  • Sempre que tiver dúvidas em uma esquina, cruzamento ou similar, CONSULTE O GPX no celular.
 
  • O carro de apoio deve sempre se antecipar ao atleta que estiver correndo, de modo a facilitar a orientação e eliminar a possibilidade de erros.
 
  • A UMSRP – ULTRAMARATONA SALTO DO RIO PARDINHO – é uma prova em que saber se localizar e completar o percurso corretamente é responsabilidade dos ATLETAS e EQUIPES. As marcações da prova são para ajudar os participantes e não para isenta-los de erros no percurso.
 
  • A ORGANIZAÇÃO NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS ERROS NO PERCURSO, SENDO OBRIGAÇÃODO ATLETA SEGUIR O PERCURSO CORRETAMENTE.
 

•Respeite as regras de trânsito.

 
  1. Nunca pare o carro em curvas, no meio da via, subidas ou descidas ou em locais que ponham em risco atletas, apoio e membros daorganização.
  2. Não obstrua as vias de passagem acompanhando os atletas de sua equipe em tempo integral. Pare o carro em uma reta, esperando o atleta de sua equipe que estiver correndo naquele momento chegar. Para alcançar água e demais itens
 
necessários, pare o carro em um acostamento ou recuo natural, que permita a passagem de outros veículos e atletas.
  1. Carros de apoio que estiverem obstruindo as vias serão primeiramente advertidos e na segunda advertência a equipe será DESCLASSIFICADA por atitude antidesportiva e obstrução de vias públicas.
  2. Proibido carregar passageiros em carros abertos, tais como camionetes, em que não há bancos com cintos de segurança. Caso a equipe use uma camionete com carroceria aberta, os passageiros devem estar somente na cambine, devidamente sentados e usando cinto de segurança.
 
  • Atenção – Todo percurso é feito na sua maior parte em estradas de cascalho, algumas são estreitas e merecem atenção redobrada do atleta e sua equipe de apoio e alguns trechos de asfalto ou paralelepípedo. Sugerimos não retornar com veículo no sentido contrário do trajeto da prova.
 

PCS – PONTOS DE CONTROLE DA ORGANIZAÇAO

PC 1 – 32 KM – SALÃO PREUSS
PC 2 – 39,8 KM Wartchow Supermercado
PC 3 – 60 KM – SALÃO COMUNITÁRIO SALTO DO RIO PARDINHO – AO LADO DA CASCATA
PC 4 – 76 KM – COMERCIAL KUMM PC 5 – 85 – MUNICÍPIO DE SINIMBU
PC 6 – CHEGADA - 108 KM Comunidade Católica Santa Cecília - Linha Travessa – SantaCruz do Sul
 
 

13.CONDUTA SOCIAL

  • Atletas e membros das equipes devem ser gentis, desportistas e discretos.
  • Manter um bom relacionamento entre todos e comunidades do Caminho.
  • Todo lixo produzido pelo atleta e sua equipe deverá permanecer em seu carro e descartado em locais apropriados.
O mau uso do local poderá impedir outra edição do evento, vamos preservar.

A NATUREZA AGRADECE.

  1. PENALIZAÇÕES
Este regulamento é soberano e deverá ser acatado por todos os participantes da UMSRP, atletas, pacers e equipes de apoio.
O descumprimento de qualquer regra descrita ocasionará 1 penalidade, que poderá ser aplicada por qualquer árbitro da prova. Na terceira penalidade a equipe já será desclassificada.
As penalidades serão analisadas caso a caso pelo Diretor da Prova. Cabe a equipe o recurso em caso de controvérsia. Este será analisado pela arbitragem da prova.
O recurso deverá ser entregue ao Diretor da Prova, arbitragem de percurso ou árbitros dos PACs, por escrito e com identificação do chefe de equipe.
O chefe de equipe é responsável por sua equipe de apoio, sendo que qualquer comportamento inadequado, antidesportivo ou que ponha em risco a segurança de qualquer participante do evento, pode acarretar penalidades ou em desclassificação. A equipe cortada por acúmulo de 3 penalidades ou por desclassificação direta, deverá entregar a arbitragem seu(s) número(s) de peito. Ciente de que daquele ponto em diante o atleta não faz mais parte da prova, isentando a organização de quaisquer responsabilidades. A equipe será direcionada por percurso alternativo, NÃO sendo autorizados a prosseguir no percurso oficial da prova em prol da segurança dos atletas que ainda estarão na competição.
 
  1. Mostrar qualquer parte íntima em público é crime. O atleta ou integrante da equipe estará sujeito a sanções legais, além da penalização pela arbitragem da prova.
  2. O não uso de colete refletivo e/ou lanterna a noite acarretará penalização, mesmo que o atleta esteja portando os equipamentos no carro.
  3. Jogar LIXO pela janela do carro ou descartar em locais inapropriados por qualquer integrante da equipe gera penalidade.

15. Desclassificação Direta

1. Toda infração relacionada com desonestidade, agressão física ou moral entre atletas, equipes, comunidade e todos da organização da prova, acarretará desclassificação direta.

16.DESISTÊNCIA

Em caso de desistência o atleta deverá comunicar a organização assim que possível.

17.PREMIAÇÕES

A premiação de participação será feita logo após a chegada dos atletas. A premiação por classificação geral com troféus, será feita logo após o término da prova (assim que encerrar o tempo limite máximo de 24 horas e os resultados estiverem definidos).
Medalha de participação será entregue assim que o atleta cruzar a linha de chegada dentro do tempo limite.
Certificado Digital da Ultramaratona Salto do Rio Pardinho será enviado após o término do evento para os atletas concluintes na categoria SOLO.

Troféus do 1º ao 3º lugar para as categorias; DUPLAS, TRIOS e QUARTETOS.

Troféus do 1º ao 5º lugar para a categoria; SOLO MASCULINO E FEMININO.
 

NÃO HAVERÁ PREMIAÇÃO EM DINHEIRO.

 
  1. IMPRENSA
Qualquer empresa interessada na transmissão de imagens, seja ela, vídeo ou fotos, somente poderá fazê-la com permissão da organização e diretor de prova.

19.DIREITOS DE IMAGEM E DIREITOS AUTORAIS

 
  1. 2 Ao participar deste evento, cada atleta participante está incondicionalmente aceitando e concordando em ter sua imagem divulgada através de fotos, filmes, rádio, jornais, revistas, internet e televisão, ou qualquer outro meio de comunicação, para usos informativos, promocionais ou publicitários relativos à prova, sem acarretar nenhum ônus aos organizadores, renunciando o recebimento de qualquer renda que vier a ser auferida com tais direitos aos organizadores, promotores, patrocinadores, apoiadores ou meios de comunicação em qualquer tempo ou data. 
  2. 2 Profissionais para a cobertura do evento estarão sujeitos à aprovação dos organizadores da prova por escrito.
  3. 2 Todos os participantes do evento, atletas, staffs, organizadores e público em geral, cedem todos os direitos de utilização de sua imagem para seus patrocinadores, apoiadores e a organização da prova.
  4. 2 A filmagem, transmissão pela televisão, fotografias ou vídeos relativos ao evento têm os direitos reservados aos organizadores. E qualquer forma de divulgação de imagens do evento Maratona de Santa Cruz do Sul ou interesse em destinar um profissional para a cobertura da corrida estará sujeita à autorização e aprovação prévia da Organização do Evento.

20. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Está reservado o direito da organização da prova, a qualquer momento sem aviso prévio, fazer alterações nesse regulamento, visando à segurança e proteção aos atletas e suas equipes.
Todos os atletas e membros das equipes, ao participarem da prova, aceitam essas condições integralmente.
As regras deste regulamento existem para valorizar, respeitar e dar igualdade a todos.